Criaturas
4 Birds of Paradise
4 Tidehollow Sculler
4 Tarmogoyf
4 Dark Confidant
4 Doran, The Siege Tower
3 Ethersworn Canonist
Outras Mágicas
4 Thoughtseize
4 Smother
3 Engineered Explosives
3 Umezawa's Jitte
2 Chrome Mox
Terrenos
4 Windswept Heath
4 Treetop Village
2 Plains
2 Forest
2 Swamp
2 Overgrown Tomb
2 Godless Shrine
1 Temple Garden
1 Bloodstained Mire
1 Polluted Delta
Sideboard
4 Night of Souls' Betrayal
4 Oversold Cemetery
3 Oblivion Ring
2 Eternal Witness
1 Engineered Explosives
1 Ethersworn Canonist
É a minha opinião que, neste metagame, temos que ter algumas respostas especificas para problemas que vamos, quase de certeza, encarar durante um torneio e, ao mesmo tempo, respostas que sejam versáteis e que ajudem a lidar com qualquer imprevisto (ou seja, qualquer deck maluco que nos apareça pela frente).
Night of Souls' Betrayal - É verdade que também matam os nossos bichos (alguns), mas é irrelevante, porque os decks de elfos não têm maneira de o tirar da mesa. Assim, se esta carta entrar em jogo, o deck de elfos não tem outs (pelo menos as listas tradicionais). O problema da carta é que custa 4 de mana, por isso o resto do deck tem que aguentar o jogo até ai.. eu acho que o resto da disruption do deck é capaz de fazer isso.
O facto de não usar cálices, deve-se ao facto de interferirem demasiado com o meu jogo e com o facto de não serem tão versáteis como as soluções que uso. No fundo, acho que esta é a melhor resposta para os nossos amigos de orelhas pontiagudas. Á primeira vista, até pode parecer que esta carta seja boa contra fadas, mas eu não acho que as queira nesse matchup. É verdade que mata grande parte das fadinhas, mas também atrasa o meu jogo. O facto de n ter acesso a Dark Confidants, Birds, e de muitos bichos ficarem meros 1/1 não rende os beneficios, na minha opinião.
Oversold Cemetery - Quando saiu, esta carta estava bem considerada. Haviam até decks construidos á volta dela e sempre foi uma das minhas cartas favoritas. Ultimamente tem sofrido do fact de estar no mesmo ambiente que o Pernicious Deed, mas com a mais recente rotação, está finalmente jogável outra vez. Neste deck é um desiquilibrador nos matchups mais lentos. Contra controlo e contra o mirror match, onde há tempo para o Oversold fazer a diferença, esta carta pode acabar por ganhar o jogo sozinha. Já não jogo com isto há anos, mas, na teoria, deve funcionar (espero eu :p)
Oblivion Ring - Ao olhar para o Maindeck, há uma coisa que salta á vista: não temos maneira de matar bixos q custem 4 ou mais de mana. Os rings estão aqui para colmatar essa falha (o que de maindeck é uma aposta, já que o formato está muito rápido) epara ajudar nos matchups em que as jittes fazem a diferença. Não se esqueçam é que os rings servem tb para inutilizar outros rings. Não se esqueçam disso, tanto do vosso lado, como do lado de um oponente que também os tenha...
Eternal Witness - Neste slot queria por algo que me ganhasse a luta de jittes (porque é importante em muitos matchups), mas também não queria algo muito linear. Pensei em Viridian Shaman, mas era demasiado especifico. Depois tive esta ideia. Básicamente a witness é mais uma jitte com um bicho 2/1 agarrado. Tendo em conta que a jitte é lendária, a ideia é usar a minha jitte para partir a do adversário e depois usar as witnesses para ter supremacia de jittes. Gosto especialmente desta ideia porque contra controlo é uma maneira de ganhar vantagem de cartas. É sempre bom quando uma carta de sideboard faz o seu trabalho e é, ao mesmo tempo, uma carta sólida e potente no geral.
Engineered Explosives - Contra elfos, fadas, zoo e outros matchups, precisamos de algum mass removal. Este tem a vantagem de ser versátil, e, bem jogado, unilateral. É uma carta muito potente e ter a hipótese de ter o 4º no deck é valiosa.
Ethersworn Canonist - A razão é a mesma que em cima, mas em relação a decks como Elfos e Storm. A canonista é um pesadelo contra combo e merece o seu lugar ao sol.
E com isto acabo a minha explicação do Sideboard. Repare-se que ainda não joguei um único jogo com este deck. Tudo o que estão a ver é puramente mental e pode estar errado, mas não deixa de ser um exercício útil.
Amanhã: planos de sideboard nos diversos matchups esperados.
Sem comentários:
Enviar um comentário